Problemas com o teclado no Ubuntu



Recentemente ao instalar o Ubuntu 16.04, me deparei com os seguintes problemas: 

> A funcionalidade das teclas de repetição não funcionavam. Com as teclas repetidas, quero dizer: ao pressionar uma tecla e segurá-la, espero que a letra associada à tecla apareça de novo e de novo na tela, até que eu pare de pressionar a tecla. O mesmo ocorre com as setas ao navegar na web ou em um PDF.
>> No entanto, o comportamento testemunhado é o seguinte: ao pressionar uma tecla e segurá-la, a letra é impressa entre 1 a 3 vezes e depois para.

> Outra coisa estranha que eu encontrei foi: Ao pressionar uma tecla de acentuação apenas uma vez, se eu não pressionar nenhuma outra tecla imediatamente, uma letra estranha aparece sozinha. Por exemplo, se eu pressionar a tecla ´ (0xB4) uma vez e não pressionar qualquer outra coisa imediatamente, o caractere 0x (0x3B0) aparecerá sozinho. Acontece também com outros acentos como `e ^. Exemplos das letras estranhas que apareciam: ῶÇῢ.
> Ao assistir em tela cheia (Fullscreen) na  streaming NETFLIX, o menu de controle (parte responsavel por controlar o tempo do video e o volume, entre outras funções) não era ocultado com o passar do tempo. Não importava o tempo em que não era movimentada o cursor do mouse, ele nunca sumia.

> A ultima observação foi que ao abrir o tty (por exemplo, Ctrl+ Alt+ F5), lá eu pude ver que ^ @ estava sendo constantemente impresso sem pressionar nenhuma tecla. Essa é uma das representações do caractere NULL.

Obs: O problema acontece com qualquer teclado: o teclado embutido do laptop ou um teclado USB. No caso do teclado USB, eu tentei portas e cabos diferentes e o resultado é o mesmo.


* SOLUÇÃO *

> O problema foi detectado devido o caractere NULL (^ @) estava constantemente sendo impresso sem pressionar nenhuma tecla, assim, o que sugere problemas no driver.
> E resolvi o problema após digitar os seguintes comandos no terminal:

lsmod | grep wmi

>> Se peaq_wmi estiver presente, faça com sudo:

sudo modprobe -rv peaq_wmi

>> Se funcionar corretamente, torne-a permanente adicionando à lista negra:

nano /etc/modprobe.d/blacklist.conf

>> Daí digite na parte blacklist: blacklist peaq_wmi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalando Certificado Digital (pfx) no Linux / Ubuntu

Como instalar PSIM 9.0.3.400 no Ubuntu (14.04 ou 16.04)

Instalar Issabel no centOs7 Lightsail AWS